Últimas notícias

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


camararoyat.jpg

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater a reforma política aprovou, o fim da reeleição para cargos majoritários - presidente, governador e prefeito - e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos. As novas regras passariam a valer a partir de 2018. Ao fim das atividades, os temas aprovados serão submetidos à Câmara e, posteriormente, ao Senado.

Como as eleições atualmente ocorrem a cada dois anos, caso as propostas sejam aprovadas pelo Congresso, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 cumprirão “mandato tampão” até 2018.

Para o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), a coincidência das eleições representará economia aos cofres públicos. “Hoje os políticos vivem permanentemente em campanha eleitoral”, frisou. “[A coincidência] fará bem para o exercício da cidadania”, observou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

A deputada lembrou que os temas já foram debatidos e aprovados por outras comissões que discutiram a reforma política e, posteriormente, não foram ratificados pela Casa. Para Erundina, a reforma política será uma realidade se partir de uma proposta de iniciativa popular.

Na próxima semana, o grupo de trabalho vai debater a fidelidade partidária, a possibilidade do fim das coligações e a duração do mandato. Ficou agendado para o dia 19, a palavra final do colegiado sobre mudanças ou não no sistema eleitoral do país.

Fonte: Agência Brasil

8 comentários

DR. ANTONIO CARLOS, ADVOGADO disse...

ESCLARECIMENTO DA NOTÍCIA:

NÃO SE TRATA DE UMA LEI APROVADA PELA CÂMARA, MAS DA APROVAÇÃO DE UMA PROVÁVEL REFORMA POLÍTICA FEITA POR UM GRUPO DE TRABALHO QUE TEM A FUNÇÃO DE ANALISAR, ESTUDAR E PROPOR UMA REFORMA POLÍTICA.
A PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO AINDA VAI SER LEVADA PARA O PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E PARA O SENADO FEDERAL.
SÃO OS PRIMEIROS PASSOS RUMO À REFORMA POLÍTICA, QUE O POVO BRASILEIRO TANTO ALMEJA. OS PROTESTOS NAS RUAS DE TODO O PAÍS, DE FORMA DIRETA, FAZEM MENÇÃO A ESSA REFORMA.
SE O TEMA VOLTOU A SER DISCUTIDO, POR FORÇA DO APELO DA POPULAÇÃO, É SINAL DE ALGO NOVO REALMENTE VIRÁ POR AÍ. VAMOS AGUARDAR OS ACONTECIMENTOS.

Anônimo disse...

então doutor antonio carlos a prefeita mara so sai agora em 2018 eita q tem gente q agora infarta, mara irá passar 06 anos de sua administração semelhante a seu querido pai gonzaga, minha prefeita realmente deus te ama muito, tudo foi traçado por deus, tudo é permitido por deus e vc fará uima grande administração.

Anônimo disse...

EITA ADRIANA MARA AGORA VAI FICAR 06 ANOS NA PREFEITURA VIXE JOCA BASILIO VAI ENLOQUECER DE TANTO CHORAR
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

com aprovação dessa reforma nossa nao haverá eleições em 2016 e sim em 2018, ficando assim os vereadores e prefeitos com um mandato de 06 anos
em riachuelo a historia de repete com mara que como seu falecido pai governou a cidade por mais de 10 anos e mara ja começou a traçar esse ccaminho.
irá ficar por 06 anos em seguida vem marineves sua prima q é secretária da ação social, o nome de marineves já vem sendo trabalhado pela familia e pelo povo de riachuelo, depois que marinves passar 04 anos mara voltará novamente , enfim a era cavalcantis voltará em nossa cidade, para bem da popualação e para o bem do povo.

Anônimo disse...

ADRIANA JUNIOR BERNARDO DISSE POR AI Q É CANDIDATO DE TODO JEITO,QUE MARA NAO PASSA 06 AN OS DE JEITO NENHUM Q CAETANO VAI ASUMI A PREFEITURA PQ MARA VAI SER IMPECHEMAM CONTRA MARA Q ELA VAI SER PROCESSADA

Anônimo disse...

ola pesoal riachuelo eu nao seio q riachuelo ta erado pq junio benado e preferto de riachuelo em 2016, iso ai e metira
riachuelo ta abadoinadu pelo prefeitura e nao ta com nao
acora so da crade famila de riachuelo eu axo q junio benado vai vota pra prefeitura os vereado daqu ta con ele e junio e a maiaio lideraza riachuelo e o povo ama junio
a prefeitura mara ta faca de maisi e nao fazer nada pelo espote riachuelo

Anônimo disse...

acho q esse projeto nao vai ser votado nao , junior bernardo vai voltar em 2016 de todo jeito, ou com clebia ou com joca ou caetano ou doutor petronio ou jorlan ou marcilio ou nivaldo, mas q junior bernardo vai voltar a mandar em riachuelo
pode escrever
e joca basilio será o presidente da camara em novembro pode escrever

Anônimo disse...

E é !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu não tenho tanta certeza não