Últimas notícias

Ex-prefeito de Santa Maria é condenado por ocultar documentos de convênios federais


O ex-prefeito de Santa Maria, Nilson Urbano, foi condenado por ter ocultado documentos relativos a convênios com o Governo Federal, após o fim de seu mandato. A sentença acatou pedido do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), constante de uma ação civil de improbidade administrativa.
Após seu mandato, que durou de 2009 a 2012, Nilson Urbano ocultou documentos que seriam necessários para a gestão seguinte prestar contas de repasses de recursos federais. Os documentos incluem processos licitatórios e de execução de contratos com Ministério dos Esportes, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério do Turismo.
A ação do Ministério Público Federal denuncia ainda que Nilson Urbano deixou de apresentar as contas relativas a um contrato com o FNDE. O convênio previa aquisição de um veículo para o transporte escolar, teve seu prazo final de prestação de contas encerrado em 2011, dentro da gestão do ex-prefeito, mas a exigência legal não foi atendida, mesmo o então chefe do Executivo tendo sido notificado da irregularidade.
Dentre os contratos cujos documentos Nilson Urbano retirou indevidamente da Prefeitura, está um que se refere à construção de um ginásio, cujos processos licitatório e executivo só foram devolvidos ao município após o ajuizamento de uma ação de busca e apreensão, em outubro de 2013. Já outro que diz respeito à construção de uma quadra sequer foi encontrado e a obra continua paralisada.
A construção de outra quadra de esportes, na localidade de Jurumenha, também não avançou devido ao desaparecimento dos documentos referentes ao processo licitatório. Contratos de repasse com o Ministério do Turismo, que tratam da urbanização da entrada da cidade e da construção do centro de turismo, foram outros que não puderam ser levados adiante por conta da falta de documentação.
A sentença, da juíza federal Gisele Leite, ressalta que o ex-prefeito chegou a encaminhar à Vara da Comarca de São Paulo do Potengi, já entre os anos de 2013 e 2014, portanto após o fim de seu mandato, documentos que deveriam ter permanecido na sede da Prefeitura, relativos a orçamentos e à contabilidade do município. O material, que não deveria estar com Nilson Urbano, totalizava 22 caixas de arquivos.
Ele foi condenado à suspensão de seus direitos políticos por três anos, proibição de contratar com o poder público, também por três anos, e pagamento de multa. O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0802502-29.2014.4.05.8400 e ainda cabem recursos.

21 comentários

Anônimo disse...

Q coisa em gente.

Anônimo disse...

sou De Santa Maria e Adorei essa postagem...
So assim o pessoal que o a clamavam por ele
descobrem quem ele realmente é... Acorda Santa Maria. Vejam oq ele fazia com o dinheiro publico, na verdade nosso dinheiro!

Anônimo disse...

esse ai o povo num que nem ver a cara

Anônimo disse...

Esse povo não tem oque fazer não?
Vão mentir assim la no inferno...bando de babão .. eu pedir um pipa d'água ninguém mim forneceu ..ei e muito bom viu meter o pau e não saber de nada, ei o povo não e besta não viu..eu já errei ,nao vou errar denovo....eu quero ver o buraco que vai ficar

Anônimo disse...

Abra seus olhos,consulte o processo e messa as palavras...o pior cego é aquele que não quer vê...

Anônimo disse...

Pelo contrário amigo (a), pois a esperança é a última que morre, temos fé em Deus que vamos vê lo muitas vezes! Queremos ele perto de nós, pois ele era atencioso com o povo. Só sabe quem é a prefeita atual e seus baboes quem mora na cidade.

Anônimo disse...

É bom mesmo consultar o processo... pessoas leigas como vc, não sabe decifrar, interpretar o que lá esta escrito! outra coisa: a palavra: Meça se escreve com ç.

Anônimo disse...

Pelo menos ele ajudava o povo, e a atual fez o que na cidade? Nada! Nada!
Só fez maquiagem

Anônimo disse...

Vamos em frente pq pelo tanto de terrenos, casas, que o pai da prefeita tem comprado... o buraco não vai ser pequeno não.

Anônimo disse...

PREFEITA COMO ESSA SO TEM AQUI SANTA MARIA

Anônimo disse...

a prefeita celina é uma pessoa sem palavra, fica enrolando o povo com conversa
ainda bem q temos agora um blog que deixa agente falar a verdade
obrigado blogueira adriana nascimento
vc esta muito noso povo q esta sofrendo com essa mulher

Anônimo disse...

Ruim como essa, pra enrolar e não fazer nada pelo povo e para o povo?!
Na região Potengi ruim assim, só tem ela mesmo. Infelizmente esperei q ela fosse melhor, me enganei com ela.

Anônimo disse...

ainda bem q fui embora dessa cidade,num tenho nada contra ninguém, são todos de bem,com exceção desses políticos ladrões q o povo elege ,q em vez de ajudar a populaçao roubam do próprio povo,sinceramente acho q isso nunca vai ter fim.

Anônimo disse...

O Ex prefeito pode até ter feito tudo isso, mas a atual fez alguma melhoria? Quem garante que ela resolveu tudo isso que disse?
As pessoas se subestimando demais, corrupção está em todo lugar, e Celina pode está envolvida nela também.

anonimo disse...

Eu ñ babo votei por diversas vezes em santa maria nunca vi desse e nem da atual melhoria

Anônimo disse...

eu até aqui não vi nem uma melhoria da atual.

Anônimo disse...

eu até aqui não vi nem uma melhoria da atual.

Anônimo disse...

eu até aqui não vi nem uma melhoria da atual.

Anônimo disse...

A prefeita faz o que pode, se não tem documentos não tem conclusão de obras, e de babão por babão eu sempre vi, não é de hoje que existe,ou acha que não sabemos que quem vivi influenciando o povo não é aqueles que viviam da "mamadinha" da prefeitura e hoje não vivi mais ?

Anônimo disse...

Sou de Santa Maria e Nelson foi o melhor prefeito até aqui. E sempre é essa baboseira que a atual gestora não fez mais por causa das pendências de Nelson (já sei até de cor) cadê a capacidade dela? Nos palanques sempre é essa mesma desculpa. E Santa Maria está muito bem acordada. O pior cedo não é aquele que não quer enxergar e sim o que enxerga e finge que não vê. Quando forem comentar certas publicações tenham argumentos.

Anônimo disse...

👏👏👏